São padrões de projetos de software, onde descrevem soluções para problemas recorrentes nos desenvolvimentos de sistemas de software orientados a objetos.
Um padrão de projeto estabelece um nome e define o problema, a solução, quando aplicar esta solução e suas conseqüências.
Os padrões de projetos visam facilitar a reutilização de soluções de desenho, isto é soluções na fase do projeto do software sem considerar a reutilização de códigos. Também acarretam um vocabulário comum de desenho, facilitando comunicação, documentação e aprendizado dos sistemas de software.
Um dos padrões mais utilizados são os padrões GoF.
O que são padrões GoF?
São um dos tipos de padrões de projetos de softwares, onde são organizados em famílias de padrões: de criação, Estruturais e comportamentais.
Um padrão GoF também pode ser classificado pelo seu escopo de classe ou de objeto.
Um padrão GoF também pode ser classificado pelo seu escopo de classe ou de objeto.
===> de Criação: São relacionados a criação de objetos:
- Abstract Factory
- Builder
- Factory Method
- Prototype
- Singleton
===> Estruturais: Tratam das associações entre classes e objetos:
===> Comportamentais: Tratam das interações e divisões de responsabilidades entre classes ou objetos.
- Chain of Responsibility
- Command
- Interpreter
- Iterator
- Mediator
- Memento
- Observer
- State
- Strategy
- Template Method
- Visitor
Assim que possível vou publicar posts explicando cada um deles!
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