domingo, 4 de julho de 2010

Adapter (GoF - Estrutural)

O que é ?
É um padrão que permite a conversação da interface de uma classe para a outra interface que os clientes esperam. Isso permite que classes com interfaces diferentes incompatíveis trabalhem juntas.

Problema:
Quando duas classes querem se comunicar para trabalharem juntas, porém elas possuem incompatibilidade entre suas interfaces.

Estrutura:












Contexto:
Um bom exemplo para um adapter pode ser uma tomada de dois pinos, sendo assim, quando quisermos ligar alguma coisa na tomada que tenha mais de dois pinos, temos que colocar um adaptador na tomada para poder ligar.




Solução:
Converter uma interface de uma classe em outra interface esperada pelo cliente.


Vantagem:
  • Baixo acoplamento:
    Permite que as "pontas" (clientes) se comuniquem sem que as mesmas sejam modificadas.
    Provendo baixo acoplamento entre os clientes (pontas).

Desvantagem:
  • Alto acoplamento:
    Entre o adapter com as pontas (clientes).

  • Manutenção:
    Pois qualquer modificação em uma das pontas do adapter pode acarretar na perca do mesmo.

    Referências:
    Livro: Software Architecture Design Patterns in Java – Partha Kuchana.

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