O que é? (Linguagem Unificada de Modelagem).
É uma linguagem gráfica de modelagem de sistemas de software.
Neste post vou mostrar alguns exemplos referente a versão 2.0 da UML, onde está dividida em 03 tipos de diagramas.
- Diagramas Estruturais;
- Diagramas Comportamentais;
- Diagramas Interação;
1. Diagramas Estruturais;
São usados para modelar as "coisas" que constituem um modelo - as classes, objetos, interfaces e comportamentos físicos. Além disso eles são usados para modelar os relacionamentos e dependências entre elementos.
- 1.1 - Diagrama de Classes:Mostram as classes (com seus atributos e seus métodos) de um sistema e, como elas se relacionam, mostrando quais classes, mas não mostram a troca de mensagem entre elas.
exemplo:
- 1.2 - Diagrama de Objetos:São utilizados para fazer a modelagem de estrutura dos objetos. Podendo expor conjunto de objetos concretos protótipos.Utilizam quase a mesma notação que o diagrama de classes, a diferença é que o diagrama de objetos mostra os objetos que foram instanciados num relacionamento de classes.São muito úteis para exemplificar diagramas complexos de classes, ajudando muito em sua compreensão.
exemplo:
- 1.3 - Diagrama de Componentes:Serve para marcar como nosso sistema está dividido por módulos. E quais as dependências entre cada módulo.O diagrama de componentes enfatiza os componentes de software físico (imagens, bibliotecas, pacotes...).Sua finalidade é adaptar a estrutura de modelo para refletir a organização da equipe ou as restrições da linguagem de implementação.exemplo:
- 1.4 - Diagrama de Instalação:Descrevem os componentes de hardware e software e sua interação com os outros elementos de suporte ao processamento.Representa a configuração e a arquitetura de um sistema em que que estarão ligados seus respectivos componentes, sendo representado pela arquitetura física de hardware, processadores e etc...exemplo:
- 1.5 - Diagrama de Pacotes:Mostra a relação entre pacotes.Todo sistema que não for comum precisa ser dividido em pacotes para ficarem mais fáceis de se entender.É bastante utilizado para mostrar o agrupamento das suas classes. Este diagrama pode ser utilizado em qualquer fase do processo de modelagem e, visa organizar modelos.
- 1.6 - Diagrama de Estrutura:Serve para descrever os relacionamentos entre elementos.Utilizado para descrever a colaboração interna de classes, interfaces ou componentes para especificar uma funcionalidade.exemplo:
2. Diagramas Comportamentais;
São diagramas que mostram o comportamento de captura de variedades de interação instantânea, e estados dentro de um modelo de como ele executa ao longo do tempo, seguindo como o sistema funcionará em um ambiente do mundo real e observando os efeitos de uma operação ou evento, incluindo os seus resultados.
- 2.1 - Diagrama de Caso de Uso:Correspondem a uma visão externa do sistema.Descreve a funcionalidade proposta para um novo sistema, que será projetado.É um documento narrativo que descreve a seqüência de eventos de um ator ( pessoas, organizações, outros sistemas, equipamentos ) que usa um sistema para completar processo.Tem como objetivo ilustrar em um nível alto de abstração quais elementos externos interagem com que funcionalidade do sistema, ou seja, tem a finalidade de apresentar um tipo de diagrama de contexto que apresente os elementos externos de um sistema e as maneiras as quais eles utilizam.
- 2.2 - Diagrama de Transição de Dados:É uma representação do estado ou situação em que um objeto pode se encontrar no decorrer da execução de processos de um sistema.
Com isso o objeto pode passar de um estado inicial para um estado final, através de um transição.
Um exemplo simples seria de um estado inicial para um estado final, através de uma transição.
Um exemplo simples seria um semáforo:
Cada estado corresponde a uma situação que ocorrerá:
Quando verde os carros podem seguir na via. Passado algum tempo é passado a tarefa de mudar para o amarelo.
No sinal amarelo os carros ficam em sinal de atenção, aguardando a próxima transição.
O próximo estado será o vermelho, onde os carros deverão ficar parados na via.
- 2.3 - Diagrama de Atividade:
Representa o fluxo de controle de uma atividade para a outra.
3. Diagrama de Interação:
É uma forma de diagrama de atividade em que os nós representam os diagramas de interação. Diagramas de interação podem incluir seqüência, comunicação, visão geral de interação e diagramas de temporização. A maior parte da notação para diagramas de visão geral de interação é o mesmo para os diagramas de atividades.
- 3.1 - Diagrama de Seqüência:
Representa a seqüência de processos, as mensagens passadas entre objetos.
O diagrama de seqüência representa essa informação de uma forma simples e lógica.
Usamos ele quando queremos dar ênfase ao tempo.
exemplo:
- 3.2 - Diagrama de Interatividade:
São variações do diagrama de atividade.
Seqüências de eventos.exemplo: - 3.3 - Diagrama de colaboração ou comunicação:
Exibe uma interação, contendo um conjunto de objetos e seus relacionamentos, incluindo as mensagens trocadas.
Usamos ele quando queremos dar ênfase ao sistema.
- 3.4 - Diagrama de tempo:
Apresenta o comportamento dos objetos e sua intenção em uma escala de tempo, focalizando as condições que mudam no decorrer desse período.
referências:
Ola amigo, legal seu post.
ResponderExcluirAbraço!
Obrigado Thiago! Bom que você gostou!
ResponderExcluirAbraço!